O mundo digital, diversas ameaças surgem todos os dias, buscando encontrar uma vulnerabilidade que possa ser explorada. Para evitar esses riscos, temos os security officers (analistas de segurança) consumindo seus neurônios e investindo seus esforços para proporcionar a sensação de um ambiente seguro e, se possível, inviolável, proporcionando certa tranquilidade nas transações realizadas via internet. Basicamente, esses analistas buscam manter a confidencialidade, integridade e a disponibilidade das informações, conhecidos como os pilares da segurança da informação:

Confidencialidade. É garantir que a informação esteja disponível apenas àqueles autorizados a terem acesso, como acontece com seu cartão bancário.

Integridade. É garantir que o conteúdo não tenha sido alterado independente de sua condição

Disponibilidade. É ter acesso à informação no momento necessário ou desejado.

Acredito que podemos usar esses três pilares da segurança no tema liderança. O líder hoje não é mais aquela figura autoritária do “manda quem pode e obedece quem tem juízo”, ou pelo menos não deveria ser. O líder atual precisa muito mais influenciar, inspirar e alcançar resultados com, e por meio dos colaboradores, do que apenas mandar.

Para isso, essas qualidades são extremamente necessárias:

Confidencialidade:

Seja você é um aspirante a liderança ou um líder experiente, ser alguém de confiança é uma condição extremamente necessária.

Qualquer pessoa com quem você se relacione tem uma imagem a seu respeito e esta imagem é criada a partir do que ela houve falar de você e de suas próprias impressões das interações contigo, criando uma percepção a seu respeito.

A partir disso, ela decide se confia em você ou não. Um líder que não inspira confiança nos outros terá muita dificuldade de influenciar seus liderados. Para mostrar-se confiável, é preciso que o líder tenha:

  • Credibilidade, cumprindo aquilo que promete, mantendo um discurso coerente com suas ações e principalmente, não negociando seus valores independente das circunstâncias.
  • Competência, para fazer aquilo que a organização espera e a equipe precisa.
  • Receptividade e flexibilidade, para conviver com pessoas de diferentes perfis.

Trazendo essa abordagem para sua realidade, como os outros te veem? Seus pares e superiores confiam em você? Seus liderados se inspiram em seu estilo? Seus valores quando em conflito com as mais diversas situações, são negociáveis?

Integridade:

Vem do latim integritate, significa à qualidade de alguém ou algo de ser íntegro, isto é, de conduta reta, pessoa de honra, ética, educada. Seus liderados precisam ter a certeza que você é íntegro em suas decisões, em seus critérios para escolher um substituto, em suas escolhas para promover alguém e íntegro para dar-lhes um feedback sobre seu comportamento de maneira assertiva produzindo o resultado desejado com ganhos para a organização e para o colaborador.

Quantos colaboradores acabam sendo demitidos por ineficiência técnica, ou comportamento inadequado sem nunca terem recebido um feedback a respeito? Qual é a percepção da equipe com respeito ao líder possivelmente omisso neste caso?

Disponibilidade.

Imagine a seguinte situação:

Você tem um assunto importante para tratar com seu chefe e este está muito atarefado e agitado hoje. Para não atrapalhar, você tenta resolver sozinho, mas precisa do aval dele e espera a “hora certa” para falar com ele. Você olha ao redor, olha para ele, se levanta e o diálogo interior aumenta:

– Será que é a melhor hora?

– Não sei…

– Mas não posso esperar mais

No caminho você vai repassando a abordagem estrategicamente pensada e passa pelas mesas que dão acesso ao chefe, que como sempre está concentrado em seu computador.

Em meio a esses pensamentos e certa insegurança, você o vê levantando as sobrancelhas, mantendo a cabeça ainda baixa e fitando-o por cima de seus óculos e não tem mais como voltar, você foi farejado!

Você chega perto da mesa de seu estimado chefe e pergunta se ele tem um tempinho para vocês conversarem sobre algumas pendências e ele responde com um leve balançar da cabeça em sinal de sim.

Você então lhe conta toda a história e tudo o que ela faz é lhe dizer duas ou três palavras sem parar o que estava fazendo e nem ao menos olha para você.

Se você é líder e conscientemente ou não já agiu assim, perceba como seu liderado se sente. Esse “modus operandi” afasta ou aproxima o colaborador de você? Fortalece o espírito de equipe ou amplia uma cultura hierarquizada e autoritária, gerando um clima ao menos desconfortável?

É evidente que existem colaboradores equivocados e que podem interrompê-lo sem o menor critério em um momento quase impossível de dar atenção, mas mesmo nestes casos talvez seja possível parar, dar atenção ao colaborador e de maneira assertiva, dizer-lhe que esta não é uma boa hora, ou que você precisa de alguns minutos para terminar o que está fazendo para falar com ele. O líder precisa mostrar-se disponível.

Considerando estes três pilares e fazendo uma autoanalise você tem se mostrado integro, confiável e disponível aos seus colaboradores? É assim que eles o veem?

Claro que existem muitas outras características, competências e comportamentos fundamentais a toda e qualquer liderança, mas talvez essas sejam indispensáveis.

A liderança é uma poderosa combinação de estratégia e caráter. Mas se tiver de passar sem um, que seja estratégia – Gen. Norman Schwarzkopf

Por Henrique Gomes